domingo, 14 de junho de 2009

E3 2009: É 10! Nova edição da franquia FIFA aposta na base e se prepara para a nova temporada.

Apesar de o futebol ter nascido o ocidente, há algum tempo quem domina o esporte bretão são os olhos puxados do oriente, pelo menos no que diz respeito aos jogos de videogame baseados no desporto. Historicamente a série PES sempre foi mais popular, muito por conta da sua jogabilidade rápida, ágil e menos realista, enquanto a franquia FIFA optou por trazer as telas uma simulação mais fiel à verdadeira dinâmica do jogo (mesmo que ainda esteja muito longe dos campos de futebol atual).

Entretanto tudo mudou no ano passado com o lançamento de FIFA 09. Se antes a linha Pro Evolution Soccer ditava as regras do futebol virtual, enquanto FIFA agonizava na bacia das almas — com uma jogabilidade tosca e elementos tácticos pouco desenvolvidos (bastava um bom chute de fora da área para superar os goleiros) — agora as coisas parecem ter se invertido em uma virada histórica da EA Sports para cima do pessoal da Konami.

FIFA 08 já havia surpreendido a todos com seus gráficos de qualidade e novos elementos de jogabilidade — incluindo os modos Be a Pro e o excepcional multiplayer online — a série estabeleceu uma base que serviu de plataforma de lançamento para o soberbo FIFA 09.

O caminho do gol estava livre e a nova edição da franquia trilhou com maestria todos os atalhos do campo. O cuidado com a mecânica da bola, a organização tática da equipe em campo e uma sorte de outras opções de jogo garantiram o título de campeão da temporada para a série FIFA.

O jogo estava mais hardcore, rápido, complexo e realista do que qualquer outra edição da série, fato que exigiu muito mais do que coordenação motora, mas também muita atividade cerebral. Mas e agora, será que a EA Sports resolveu reforçar o time para assegurar o bi-campeonato?


Mantendo a base

Com a base do “time” formada no ano passado, tudo o que a EA Canadá — estúdio responsável pelo desenvolvimento de FIFA 10 — precisa fazer é manter a formula e acrescentar alguns temperos especiais para apimentar ainda mais a franquia. Mas como incrementar algo que já é considerado o melhor?

A resposta é mais simples do que parece. Bastou ouvir aos fãs e escutar quais eram as principais reclamações em relação a FIFA 09. Assim a equipe de desenvolvimento do jogo se voltou para os fóruns e comunidades dedicadas ao jogo para saber o que deveria ser melhorado e o que tinha que ser corrigido na próxima edição da série.


Para o alto e avante!Essa ânsia pelo retorno por parte dos jogadores também gerou um fato inédito, a apresentação “prematura” do jogo. Pela primeira vez na história da linha FIFA a EA anuncia — e revela as primeiras imagens e versões demonstrativas — com apenas 45% do código completo (cerca de seis meses antes do lançamento do produto).

Segundo o produtor do título, David Rutter, isso acontece justamente para que os fãs possam ver o que está sendo feito e para que eles também possam opinar sobre o que foi apresentado e sugerir novos elementos antes mesmo do jogo estar terminado.

O que há velhinho!

Mas o que será diferente em FIFA 10? Se você espera por uma avalanche de novidades e uma série de implementações inéditas certamente ficará desapontado. Rutter explicou durante sua passagem pela E3 que o tempo de desenvolvimento do jogo foi dividido da seguinte forma, 70% para refinar a jogabilidade e 30% para inovações.

O foco dessa “temporada” é eliminar os erros do passado (especialmente aqueles chutes da intermediaria que teimam em desafiar a acuidade visual dos goleiros). Entre outras melhorias o jogo deve dedicar um tempo todo especial para a criação de movimentações ainda mais realistas por parte dos atletas virtuais.

Esse aspecto passa não apenas por um processo gráfico (que deve levar em consideração a engine de física do jogo), mas também pela inteligência artificial, criada com base nas atuações reais dos jogadores. Dessa forma os atletas devem se comportar de forma mais realista, porque se comportam como suas contrapartes reais.
Lá vem o Pato, pata aqui, pata acolá
O controle da bola continua tão desafiador quanto na vida real. Como na versão anterior, a pelota nunca está totalmente sobre o seu controle — ou colada no seu pé —, entretanto quem teve a oportunidade de experimentar FIFA 09 percebeu que a forma como o jogador se aproximava da bola não era exatamente realista ou inteligente, algo que se evidenciava ainda mais na defesa, quando os jogadores pareciam fugir da bola. Mas agora esse problema foi resolvido, graças ao retorno dos fãs que pediam por melhorias nesse aspecto.

De olho na planilha

As inversões de jogo, especialmente os lançamentos longo, sempre foram uma das melhores formas de furar as defesas mais fechadas da série Pro Evolution Soccer, entretanto tais jogadas nunca funcionaram bem dentro da linha FIFA. Rutter reconhece o defeito e afirma que a EA Canadá está se concentrando para solucionar o problema, que segundo ele deriva da movimentação irreal da bola quando está no ar.

Outro elemento tático que deve ser revisado são os tiros de canto (escanteios). A inteligência artificial dos atletas virtuais foi revisada e agora os volantes assumem um posicionamento mais defensivo durante as cobranças. Em FIFA 09, por melhor que fosse a sua estrutura tática, o time sempre iria deixar uma grande “avenida” no meio de campo por conta do mal posicionamento dos meias durante as cobranças de escanteio.

Os arqueiros também foram revisados, especialmente no quesito tiros de longa distância (uma fraqueza dos goleiros da série FIFA), saídas do gol e até mesmo as “firulas”. Em FIFA 09 até os chutes mais despretensiosos acabaram rendendo defesas espalhafatosas, pontes e outros movimentos exagerados. Agora isso acabou.

Futebol é coisa de macho!


A edição do ano passado certamente acrescentou um elemento físico ao jogo, que passou a ser mais dividido e disputado. Jogadas de corpo se tornaram tão importantes e presentes no videogame como nos campos reais.
Eye of the tiger!
Entretanto mesmo os zagueiros mais robustos conseguiam acompanhar os mais leves dos “ponteiros”. Com o refinamento do sistema essas jogadas estão com os dias contados. Os jogadores continuaram a se trombar e a disputar a bola com o corpo, entretanto o momento (estamos falando da força física) irá apresentar uma importância muito maior, tanto para defensores como para os atacantes.

Para todos os lados

Mesmo com apenas 45% do código concluído a EA já apresentou algumas novidades muito interessantes, como por exemplo, a introdução de dribles em 360°. Pela primeira vez o sistema de dribles e movimentos especiais pode ser utilizado em todas as direções.

Com a melhoria do sistema de controle você poderá “criar” novos espaços dentro da defensiva adversária. Na realidade o refinamento dos comandos também assegura maior precisão nos passes, já que antes você dependia de um eixo com apenas oito direções.

Na lateral do campo

As novidades continuam fora de campo. O modo treinador (manager), também deve passar por uma recauchutagem. Entre os principais aspectos revisados estão o sistema de negociações e evolução dos personagens.

Agora nem toda revelação irá se transformar no novo Zidane. Para que um atleta evolução dele irá precisar de muito trabalho, sendo que a atmosfera do clube, suas atuações em campo e muito outros fatores irão influenciar diretamente no seu crescimento.

As negociações estão mais realistas, além dos valores as transações também levam em consideração o prestigio dos clubes e dos treinadores envolvidos, sendo que a inteligência artificial também irá trabalhar muito mais pára reforçar seus elencos, não ficando muito díspar das suas movimentações.

Apesar de ainda se encontrar em um estágio inicial de desenvolvimento FIFA 10 já promete muita coisa e quando entrar em campo no final do ano (o jogo ainda não tem data de lançamento mas espera-se que estreie no início da primavera) será para disputar o título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário