Principais danças típicas
O Balaio
Na coreografia do balaio, as mulheres giram rapidamente sobre os calcanhares. Ao se abaixarem, as dançarinas fazem com que o vento se embolse nas saias, dando assim o aspecto de um balaio.
A Cana Verde
Esta dança, originária de Portugal, consiste de pares que se postam frente a frente e executam uma marcação de passos para os lados. Em seguida, giram em torno de si mesmo, de braços dados uns com os outros. Em outro movimento, fazem o mesmo com os demais dançarinos.
A Chimarrita
Trazida pelos açorianos na metade do século XIX, era inicialmente uma dança de pares enlaçados, com influência das valsas. Hoje, os pares dançam soltos, ora numa direção ora noutra, em filas e em roda. Em alguns momentos, executam passos de polca, bailando juntos.
A Chula
Num universo de masculinidade, a chula é o símbolo do espírito másculo, retratando a força e a agilidade do peão sob clima de disputas. Caracteriza-se pela agilidade do sapateio, assim como pelo equilíbrio, força, rapidez no passo. O peão deve sapatear bem próximo a uma lança estendida no chão sem jamais tocá-la. É a única dança gaúcha que não é executada aos pares.
A Roseira
Uma das danças regionais onde se percebe o maior parentesco com as danças portuguesas. Consiste em uma rica coreografia onde os pares dançam ora soltos, ora de mãos dadas em ritmo rápido. Há também a execução de um namoro com gestos lentos e delicados, e evoluções com homens e mulheres trocando de pares até voltar ao original.
Tirana do Lenço
Dança espanhola muito difundida na América Latina na qual os dançarinos são pares soltos que, em determinado momento, agitam pequenos lenços na indicação de uma conquista entre o homem e a mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário